31.8.07

quoting (14)



impressão digital


"o calor é uma fera enfurecida que se lança a nós com os seus dentes claros e mordazes. o corpo foge-nos, mas não há lugar para onde essa fuga vá. sob a solidão do sol, o que vem dele é uma treva de luz que fere e cega. tudo levita num repouso agitado, denso, ameaçado. no cume do calor, quando nem para os mortos há sombra, o mundo é uma fotografia tremida, um espelho embaciado, um lodo lento. as coisas falam todas a mesma língua e os seus nomes lançam-se uns contra os outros. nessa hora, o chão é um solo de bailado que apenas aceita ser tocado por pés que correm. estamos na grande estação do desejo e passa um vento vermelho sobre a terra. agora sentimos que os sentidos se alucinam. se o inverno é a estação da ausência dos deuses, o verão é a estação da sua presença asfixiante.
deus e o verão são "post-its" do homem: colam-se a ele, marcam-no, lembram-lhe o que ele esquece, desassossegam-no. o verão é a estação das idas e das vindas, dos passados e dos futuros. no passado, está o nosso princípio e, no futuro, o nosso fim. o verão é princípio e regresso ao princípio, diferença e repetição, memória desperta e recuperada. todas as praias se situam na infância, e nós, quando vamos para o mar, somos adolescentes a correr para a criança que fomos. sophia de mello breyner conta: 'aos doze anos, descobri a odisseia. eu passava o verão numa praia do norte e, para mim, era a época da felicidade, das férias, da praia, do mar, do andar descalça.' mas o verão é também o fim das noites que amanhecem e dos seus amores fugidios. e o fim das férias grandes, que são sempre o tempo do coração. o mar símbolo de um eterno retorno que nos transporta no tempo e traz o tempo connosco. 'mesmo que não conheças nem o mês nem o lugar/ caminha para o mar pelo verão'. 'é triste no outono concluir/ que era o verão a única estação'"



[José Manuel dos Santos]

2 wish/es:

patinho feio disse...

Este post parece mesmo o melhor de um mês condensado. O verão deve mesmo ser a única estação, pelo menos para uma "starfish" (faz sentido!). Uma descrição/reflexão que é mesmo uma delícia!

Rainha das cores disse...

lob u...

mermaid wishes