10.2.07

quoting (7)





"a mim, todavia, ensinou-me o mais importante de tudo: ensinou-me a olhar. ensinou-me a olhar para as coisas e para as pessoas, ensinou-me a olhar para o tempo, para a noite, para as manhãs. ensinou-me a abrir os olhos no mar, debaixo de água, para perceber a consistência das rochas, das algas, da areia, de cada gota de água. ensinou-me a olhar longamente, eternamente, cada pedra da piazza navone, em roma, sentados num café, escutando o silêncio da passagem do tempo. fez-me mergulhador e viajante, ensinou-me que só o olhar não mente e que todo o real é verdadeiro. quem ler com atenção, verá que esta é a moral que atravessa toda a sua escrita.


a outra lição decisiva foi a da liberdade. não só a liberdade física, não só a liberdade na luta pela justiça, "num sítio tão imperfeito como o mundo", mas ainda a liberdade na busca de um caminho próprio onde as coisas tenham uma ética e façam sentido e, acima de tudo, a liberdade da nossa própria solidão."



[miguel sousa tavares]

mermaid wishes