10.3.07

quoting (8)



"a minha barcelona, a de que gosto, é a da fusão de culturas forjada na modernidade e na tradição, que dão a mão num contraste que só é possível nesta cidade. talvez por isso o meu bairro preferido seja raval. capas e modernidade convivem sem estridências num dos bairros com mais tradição de barcelona. 'graffiti' e 'punks' cruzam-se com velhinhas encantadoras. nada parece perturbar os habitantes. ao lado de um talho árabe convertido podem encontrar o café mais divertido ou o melhor sítio para comprar roupa em segunda-mão.
quando quero ver passar o mundo à minha volta nada melhor do que uma das esplanadas da rambla del raval ou da plaça dels angels, que se abre ao espaço diáfano do macba, uma miragem de modernidade branca no meio de um bosque cinzento de edifícios centenários. para beber um copo ao sol, a esplanada de ra, ao lado do mercado da la boqueria, é a minha melhor escolha. este mercado de estética modernista, que aparece em todos os guias, pode converter-se numa orgia para os sentidos. tem frutas e verduras de formas, cheiros e sabores que nos transportam para outras dimensões.
outro dos meus lugares preferidos é a parte baixa do bairro gótico, por trás dos correios. por essas ruazitas, onde é fácil perdermo-nos, há pequenas jóias como galerias de arte recônditas, pracinhas com um encanto especial ou sítios divertidos para comer qualquer coisa ou beber.
despertar em barcelona a ver o mar é o meu sonho.
ainda assim, contento-me por saber que está ali escondido algures depois dos telhados. durante a semana, o ritmo desenfreado a que correm as ruas faz-me esquecer que vivo numa das cidades mais abertas ao mediterrâneo, mas tento recuperar isso no fim-de-semana com passeios ao sol da barceloneta. Depois, nada melhor do que as fantásticas 'sandes' do conesa, na plaza de sant jaume"


mermaid wishes